Noticias Activas


 


 

Noticias
Principal » Noticias

Batismo de mergulho com garrafa

Teve lugar no dia 18 de Maio uma atividade inédita no concelho. Tratou-se de uma estreia para muitos e um dia muito bem passado dentro de água. Num total de 30 pessoas, que foram alternando entre grupos de 6, foi possivél irem experimentando a sensação de respirar dentro de água. O dia não estava convidativo para a prática mas mesmo assim grande adesão de potenciais mergulhadores.

Para já apenas iremos prometer que da próxima será no mar.

 

9º Jantar de aniversário

No passado dia 4 de Dezembro, fez 9 anos que um grupo de jovens ferreirenses, criaram a Ferreira Activa Movimento Associativo de Ferreira do Alentejo. Desde então, a coletividade tem crescido em sintonia com a comunidade local onde, para além de atividades ambientais e desportivas de aventura de origem, dinamiza agora também modalidades desportivas de competição.

Para a comemoração deste acontecimento, os órgãos sociais organizaram um jantar de confraternização, no Salão de Festas da Casa do Povo, entre associados, simpatizantes, colaboradores e patrocinadores desta coletividade, ficando a animação musical a cargo do artista de Karaoke Kj Murphy.

A animação foi constante, onde se destacaram as habituais distinções dos praticantes das modalidades que a Associação desenvolveu ao londo do ano de 2012.

No Ténis, o destaque foi para o Marco Besugo, no ano de regresso à modalidade, de onde teve afastado duas épocas por motivos escolares, o Marco destacou-se pela sua assiduidade nas aulas e competições defendendo com grande fair-play a camisola da Ferreira Activa Academia de Ténis.

No BTT, José Diogo venceu o campeonato interno onde primou pela sua regularidade nas 4 provas escolhidas para esta competição, entre os 10 atletas da equipa de BTT FerreiraActiva.org. No BMX Freestyle, o destaque foi para o André Santos, pela sua dedicação e empenho no ano de 2012, que tem contribuído para uma evolução nas manobras e no domínio do Freestyle.

Como vem sendo hábito, teve lugar a distinção do Associativismo, que este ano coube ao Núcleo Regional da JuveBombeiro de Ferreira do Alentejo, pois eles, todos os dias dão um pouco de si para a comunidade e, são eles o futuro dos soldados da paz em Ferreira do Alentejo, pelo que merecem todo o nosso reconhecimento face à sua responsabilidade ambiental e social.

No Kayak-Polo a distinção foi para Manuel Espada, um dos mais carismáticos atletas do campeonato nacional, não só pela sua personalidade, mas também pelo nível de jogo praticado. Este ano, foi também distinguido o atleta de Skate que mais se destacou ao longo do ano, cabendo ao Diogo Avelar esse reconhecimento, não só pela qualidade das suas manobras mas também pelo contributo no desenvolvimento desta secção.

Por último foi distinguido como Activo do Ano, Vitor Caço, que de facto foi um dos que mais tem dinamizado a nossa organização e muito contribuído para o seu desnvolvimento, seja no BTT ou noutra atividade.

Informação Assembleia-geral ordinária

No passado dia 27 de Janeiro de 2012 tomaram posse os novos orgãos sociais da Ferreira Activa - Movimento Associativo de Ferreira do Alentejo, tendo sido também aprovado o plano de actividades e orçamento para 2012 . Os novos orgãos sociais prometem muito trabalho e empenho para o ano de 2012, onde se esperam grandes conquistas e realizações, como é o caso da participação do Atleta Dionísio Ventura nos Jogos Olímpicos e da realização da Taça de Portugal de Kayak Polo e do Canoeing Camping Tour. Em breve serão divulgados os Planos de Actividades 2012.

 

CAMPEÕES REGIONAIS DE TÉNIS

Realizou-se no passado dia 25 de Novembro de 2011, em Évora, o tradicional jantar da Gala da Associação de Ténis do Alto Alentejo, para festejar mais uma temporada do ténis alentejano.
Foram galardoados os Campeões Regionais Individuais (singulares e pares), por Equipas e dos Masters, nos diversos escalões, de todas as provas regionais que se realizaram ao longo da época de 2010/2011 e atribuídos os prémios de treinadores, clube e atleta do ano. Os atletas ferreirenses alcançaram excelentes resultados que culminaram no prémio da sua treinadora como treinadora do ano.

Regionais Individuais

Sub 12

Tiago Rocha (Ferreira Activa Academia de Ténis) Luís Bruno (CTÉvora)

Tiago Rocha/ Márcio Serro (Ferreira Activa Academia de Ténis) Pedro Cardoso/ Tiago Cardoso (Clube Escola Ténis de Elvas)

Sub 16

Pedro Santos (CTMontemor) Luís Guilherme (Ferreira Activa Academia de Ténis)

Masters

Sub 12

Tiago Rocha (Ferreira Activa Academia de Ténis) Luís Bruno (CTÉvora)

Sub 16

Pedro Santos (CTMontemor) Luís Guilherme (Ferreira Activa Academia de Ténis)

Atleta do Ano:

Pedro Santos (CTMontemor)

Treinadores do Ano

Ana Rita Nascimento (Ferreira Activa Academia de Ténis)

Gonçalo Simões (CTMontemor)

Clube do Ano

Clube de Ténis de Évora

Campeão Regional de Sub-12 em Ténis

Ferreira do Alentejo conta com mais um campeão. Tiago Rocha, tenista da Ferreira Activa-Academia de Ténis sagrou-se campeão regional de sub-12, nas variantes de singular e pares, no fim de semana passado, em Évora.

O tenista ferreirense venceu no jogo decisivo Luís Bruno, do CTÉvora, com os parciais de 6/3 e 7/6. A boa forma de Tiago Rocha contribuiu ainda para o titulo de pares conquistado com o colega de equipa Márcio Serro. Um desafio superado diante dos irmão Pedro e Tiago Cardoso, do CETElvas, com os parciais 6/2 e 6/1.

Destaque ainda para Lourenço Santos. O tenista de apenas 8 anos, distinguido como atleta revelação de 2010, na gala anual da Associação Ferreira Activa caiu nos quartos de final às mãos do colega de equipa Tiago Rocha. O encontro pautou pelo equilíbrio e só ficou decidido no terceiro e derradeiro set, no tie-break, por 6/8.

 

BMX FREESTYLE

Foi no passado dia 20 de Junho que teve lugar a última etapa do Campeonato Regional de Freestyle do Algarve. Em Portimão, acompanhados pelo Rui Fragoso, a Ferreira Activa esteve presente com 5 riders com andamentos em alto nível.

Foi na 3ª prova, e a última do campeonato, que João Soares obteve o segundo lugar da classificação geral na sua categoria. Foi uma final empolgante onde Nuno Faria, de Torres Vedras, venceu o campeonato.

DIONÍSIO VENTURA ATLETA DO ANO

Foi eleito pela Rádio Castrense como atleta do Ano do Alentejo. Pelos resultados obtidos recentemente no Campeonato do Mundo de Marcha Atlética 50Km, o atleta da Ferreira Activa e campeão nacional da modalidade revela que deve os seus resultados ao apoio do Município de Ferreira do Alentejo, Ferreira Activa e sua namorada Irina Cansado.

A sua carreira continua em ascensão e o seu objectivo são a obtenção dos mínimos para os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres.

Mário Pardo em Ferreira

Para quem não conhece trata-se do primeiro Base Jumper portugês e esteve em Ferreira do Alentejo, na companhia dos responsáveis pelo Aérodromo da Figueira.

Um grupo de activos conheceu-o e aqui fica a foto para a posteridade.

Para conhecer melhor o seu trabalho aqui fica o seu site:

http://www.mariopardo.com/

Dionísio Ventura melhor português no Campeonato do Mundo

Dionísio Ventura, atleta ferreirense da selecção de Portugal, classificou-se em 31º lugar da geral, com um tempo de 4h15m. Na cidade Mexicana de Chihuahua, a1500m de altitude, no dia 15 de Maio, pelas 8h locais, 14h em Portugal, teve lugar o Campeonato de Marcha Atlética 50 Km. Portugal ficou em 9º lugar onde o nosso atleta foi o melhor português em prova. Apesar de tudo o tempo obtido não era o desejado mas dadas as condições e a qualidade dos adversários, foi um tempo razoável.

O atleta revelou estar planeando uma mudança de metodologia de treino para conseguir o tempo desejado que lhe permita obter os mínimos de apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres.

 

 

Rescaldo Acampamento Aventura 2010

A partida estava marcada para as 9h, mas ainda faltava ir às compras de grupo e carregar as canoas. Saímos de Ferreira eram já 11:30 sem horas para chegar ao destino. Apesar disso e depois de um desvio pelo caminho, lá chegamos ao sítio de desembarque, onde nos esperava um habitante local, conhecido de um amigo nosso. Descarregámos as canoas, arrumámos o material no lugar do meio e fizemo-nos à travessia. O vento soprava forte e a ondulação tornava a navegação difícl com a carga que transportavam-mos. Passados 35 minutos lá avistámos o Monte do Piloto, onde nos esperava ainda uma bela tarde de convívio entre amigos e a Natureza.

Ainda houve quem pescasse mas apenas foi possível capturar as famosas Abletes que mais tarde foram batizadas de "Le Petit Ablet au Salt". A noite trouxe a lareira e a animação prolongou-se até tarde com algumas surpresas pelo meio.

No dia seguinte o sol brilhava timidamente mas o vento já não se fazia sentir com tanta intensidade. Para além das habituais actividades foi tempo de preparar o equipamento e pensar no almoço. Eram 13h quando partimos do nosso refúgío, tendo demorado cerca de 45 minutos até aos veículos e à povoação mais próxima.

Foi uma boa oportunidade de ligação com a Natureza, tendo como cenário a Albufeira de Santa Clara, que apesar de sermos poucos, aproximou-nos mais enquanto amigos e admiradores dos ecossistemas.

As fotos estão dísponiveis na galeria de imagens.Aproveitem para ver o que perderam.

João Soares conquista 1º lugar

Apesar de não pontuar para o Campeonato Regional, a Ferreira Activa esteve presente na 2ª etapa em Faro do Campeonato Regional do Algarve BMX Freestyle.. Desta vez o João Soares foi o melhor rider Rookie, tendo ficado com o 1º lugar da classificação.

Quanto aos restantes o nível também foi alto onde praticamente todos melhoram as classificações em relação à 1ª etapa de Quarteira.

Brevemente serão disponibilizadas as classificações oficiais.

DIONÍSIO VENTURA CAMPEÃO NACIONAL DE MARCHA 50km (23-02-2010)

O nosso atleta Dionisio Ventura revalidou o título de campeão nacional de Marcha Atlética 50Km no Domingo passado em Olhão. Foi uma prova muito dura com vento forte e chuva que condicionaram o tempo final da prova. O atleta revela que esperava baixar das 4h de prova mas com as condições climatéricas da altura não foi possível pelo que as 4h06m também foi um tempo muito bom, deixando o seu adversário mais próximo a 8min de distância. Dionisio promete continuar a trabalhar para atingir o seu objectivo de conseguir os mínimos para os Jogos Olímpicos de Londres em Agosto de 2012.

Para já conta com todo o apoio da Ferreira Activa e do Município para que o seu sonho seja uma realidade. As próximas provas serão internacionais, onde irá representar a nossa selecção nacional no México.

Força Dionisio, estamos contigo!!!!!

JOÃO SOARES 2º LUGAR NO REGIONAL DE BMX FREESTYLE (23-02-2010)

A primeira etapa da 1ª edição do Campeonato Regional de BMX Freestyle do Algarve teve lugar em Quarteira no dia 20 de Fevereiro de 2010. A Ferreira Activa esteve presente com 5 atletas em competição, tendo o João Soares obtido o 2º lugar da geral. Apesar disso a sua classificação não contará para o ranking regional mas deixa já boas perspectivas para o campeonato nacional.

A próxima etapa terá lugar dia 10 de Abril ainda com local por definir.

EQUIPA DE KAYAK-POLO OBTÉM 8º LUGAR NA 1ª TAÇA DE PORTUGAL (22-02-2010)

No dia 20 e 21 de Fevereiro decorreu a 1ª Taça de Portugal da época 2010, desta feita em Setúbal. Estiveram em competição 9 equipas Séniores e 2 Sub16, tendo a Ferreira Activa obtido o 8º lugar da geral. Apesar de tudo o resultado deixa evidentes as dificuldades que a equipa atravessa em impôr o seu sistema de jogo, derivado do atraso da preparação dos atletas a nível físico.

A próxima fase terá lugar em Vila Franca de Xira dias 14 e 15 de Março.

 

Assembleia-geral Ordinária (23-01-2010)

A 22 de Janeiro de 2010 foram eleitos os novos corpos sociais para o biénio 2010-2012, bem como o Plano de actividades para 2010 e o orçamento 2010. Foi uma Assembleia muito participada, a qual teve como ponto alto a discussão sobre as quotizações em atraso. Em breve irão ser contactados todos os sócios com quotas em atraso, que caso não regularizem a situação serão suspensos de todas as regalias inerentes ao estatuto de associado da Ferreira Activa.

Resultados BTT 2009 (06/12/2009)

Terminou a época de competição para o BTT e para a equipa FerreiraActiva.org. Os seus atletas participaram nas provas da Associação de Ciclismo do Algarve e obtiveram excelentes resultados no seu 1º ano de competição no escalão de VeteranosA.

A próxima época terá como principal objectivo melhorar o andamento e aproximar dos lugares da frente, isto é, na primeira metade da tabela.

Aqui ficam os resultados oficiais e as classificações dos atletas Rui Soares e Carlos Mendes.

 

Camp. Nacional XCM (63 atletas)

Camp. Reg. Algarve XCM (22 atletas)

Taça Regional Algarve XCM (34 atletas)

Carlos Mendes

49º

13º

16º

Rui Soares

44º

15º

19º

 

Resultados Dioníso Ventura (26-10-2009)

Tal como era esperado o atleta de Marcha da Ferreira Activa, obteve o 2º lugar na 6ª LÉGUA DE ST.ANTÓNIO DOS CAVALEIROS(Loures). Este excelente resultado, embora no princípio de época, será impotante para a concretização dos objectivos do atleta Dionisio Ventura que conta subir de nível com o decorrer da época que agora teve ínicio.

Dionísio Ventura – Atleta da Ferreira Activa (17-10-2009)

Foi aberta a secção de Atletismo no seio da Ferreira Activa, tornando-se na 4ª modalidade federada desenvolvida por esta Associação, para além da Canoagem(Kayak-Polo), Cicllismo(BTT) e Ténis. A modalidade inicial da seção será a Marcha onde o conceituado atleta ferreirense Dionísio Ventura, irá competir por vários galardões nacionais e internacionais, sendo a maior ambição a presença do atleta na modalidade de Marcha nos próximos Jogos Olímpicos, a terem lugar em Londres.

Desta forma um dos sonhos do atleta foi concretizado, pois pode representar o seu Concelho pelo Mundo fora, onde a sua ambição apenas é superada pelo seu empenho e dedicação a uma modalidade muito exigente em termos de preparação física.

No entanto, esta poderá não ser a única surpresa para este ano, pois a direcção da Ferreira equaciona a abertura de mais duas secções, desta feita de desportos radicais, aproveitando a dedicação de muitos jovens ferreirenses que recorrem ao Parque de Desportos para a prática desportiva do Skate e BMX.

Classificações BTT 2009 (16/10/2009)

A Ferreira Activa esteve presente no Campeonato Nacional de Maratonas com 2 atletas Veteranos A, o Rui Soares e o Carlos Mendes. A prestação deles foi louvável, tendo em conta a qualidade do pelotão que juntou os grandes talentos nacionais da modalidade, mas também de estrada. Assim a posição deles foi de 44º lugar para o Rui Soares e 49º para o Carlos Mendes em 63 atletas Veteranos A.

Quanto ao Campeonato Regional do Algarve XCM, a classificação obtida foi 13º lugar e 15ºlugar para o Carlos e Rui respectivamente, entre 22 atletas, demonstrando a sua qualidade, dedicação e capacidade de esforço nesta exigente modalidade. Os parabéns para estes atletas que muito empenho tem demonstrado apesar da pouca disponibilidade para treinar.

Com esta classificação estão de parabéns pela sua prestação e pelo empenho que têm demonstrado ao longo deste 1º ano de competição.

Desta forma o concelho de Ferreira do Alentejo está dignamente representado na modalidade de BTT com estes jovens atletas, que muito ainda têm para oferecer face aos resultados obtidos nesta época que termina dia 24 de Outubro com a realização da 8ª Taça do Algarve XCM em Monchique.

Para mais informações sobre esta equipa fantástica consulte a página ainda em desenvolvimento.

http://btt.ferreiraactiva.org

Ferreira Activa

Pessoa Colectiva de Utilidade Pública (04-09-2009)

Após um demorado processo burocrático, foi recentemente publicado em Diário da Republica, 2.ª série — N.º 126 — 2 de Julho de 2009, através do Despacho n.º 14830/2009, a declaração de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública da Associação Ferreira Activa- Movimento Associativo de Ferreira do Alentejo.

Trata-se de um reconhecimento da intervenção desta Associação na comunidade ferreirense através das actividades desportivas, ambientais, sociais e recreativas, que tem vindo a desenvolver desde a sua criação à 5 anos atrás.

Os seus fundadores, dirigentes e colaboradores orgulham-se por esta atribuição, representando o culminar da sua acção meritória em prol, não só do Concelho mas também da região Alentejo.

Para além deste justo reconhecimento e usufruir das vantagens que a lei lhe confere, esta declaração vem dar maior incentivo e responsabilidade a esta colectividade, para continuar a promover o desenvolvimento sustentável, fomentar a prática desportiva e estilos de vida saudáveis, em estreita colaboração com as autarquias locais, entre outras instituições privadas e públicas.

Actualmente, no nosso Concelho, apenas a 3 colectividades foi atribuído este estatuto, sendo as outras duas o Grupo Desportivo de Odivelas e o Sporting Clube Ferreirense.

Desta forma todos os que tem colaborado neste projecto pioneiro em Ferreira do Alentejo, estão de parabéns por este estatuto, fazendo votos para que o futuro continue a ser activo, traduzindo-se numa melhoria de qualidade e fixação dos jovens, numa região afectada pela desertificação humana.

RANKINGS DE ATLETAS DA FERREIRA ACTIVA ACADEMIA DE TÉNIS (17-06-2009)

Com 3 anos de existência e 24 alunos, a Ferreira Activa – Academia de Ténis, dirigida por a professora Ana Rita Nascimento continua a “dar cartas” na formação e competição nacional. Um dos exemplos é o atleta João António Durão, ainda sub-10, estar classificado em nº18 do ranking nacional de sub-12. Paralelamente a este, no escalão de Sub-10, Tiago Rocha, Márcio Serro, Marco Besugo e João António continuam a sua preparação para os Masters Inter-Regionais de PNDT(Plano Nacional de Detecção de Talentos), a prova mais importante deste escalão a realizar em Outubro do presente ano.

No escalão de sub-14, Luís Guilherme Durão nº78, Cláudio Lopes nº 240, Marta Roque nº 123 e o recente federado João Rocha são valores a comprovarem cada dia que passa as suas elevadas performances nas provas nacionais.

A Academia de Ténis continua a apostar na formação com 2 grupos de mini-ténis e 2 grupos de competição elogiando a dedicação de todos, que contribuem para o sucesso da escola levando o seu bom nome e do concelho de Ferreira do Alentejo a todo o País.

Equipa de Kayak Polo (17-06-2009)

Realizou-se em Fronteira a 4ª Fase do Campeonato Nacional e desta feita a prestação da equipa foi muito melhor. Destaca-se assim a melhoria na qualidade de jogo e dos resultados, onde em 5 jogos foram vencidos 3 e perdido 2. A próxima prova é a 2ª Taça de Portugal a realizar em Montemor-o-Velho, dias 4 e 5 de Julho. O campeonato termina depois no Minho dias 25 e 26 de Julho.

 

Tiago Rocha venceu na Final dos Sub10

Realizou-se em Montemor-o-Novo nos dias 4 e 5 de Abril, mais uma etapa a contar para o Circuito Nacional de PNDT de Sub10, da Zona Sul.
Com a presença de 17 jovens, distribuídos por Sub8 e Sub10, Tiago Rocha da Ferreira Activa - Academia de Ténis venceu na Final dos Sub10 David Carpinteiro (CTE Elvas) em três disputados short-sets.
Realizou-se ainda a prova de pares em Sub10, com o "nosso" ferreirense Tiago Rocha formando dupla com João Lebre do CTÉvora, a vencerem na final, Didiana Mariano e João Pinheiro.
Com estes triunfos o nosso atleta carimba a passagem para o Masters Regional a realizar-se em Outubro do presente ano.

Classificação Campeonato Nacional de Kayak Polo

Após a 2ª fase, a Ferreira Activa encontra-se em penúltimo lugar do campeonato, revelando desta forma as difucldades que a equipa tem tido em aplicar o seu modelo de jogo. No entanto perspectivam-se melhorias umas vez que os últimos indicadores revelaram evolução quer nos novos jogadores quer do tipo e qualidade de jogo apresentado pela equipa em Setúbal. Contamos por isso que a equipa regresse ás vitórias já na 3ª Fase a ter lugar em Ferreira do Alentejo dia 16 e 17 de Maio.

Jovem tenista Campeão Regional de sub-12

Já aqui falamos no João António Durão, tenista da Ferreira Activa Academia de Ténis e deixamos no ar as elevadas expectativas que se esperavam deste jovem atleta de apenas 9 anos. O objectivo foi alcançado e o João António sagrou-se campeão regional no escalão de sub-12 nas variantes de pares e singulares, no passado dia 1 de Março, prova realizada em Montemor-o-Novo.

Após 4 jogos sem ceder nenhum set ao adversário fechou a final com os parciais de 6-1 e 6-0 frente ao João Maria Lima, atleta do Clube de Ténis de Montemor. Com a obtenção deste título João António já figura entre o top 50 nacional de sub-12.

Equipa BTT

Filiada desde Março de 2008 na Federação Portuguesa de Ciclismo e agora com um novo Director Técnico e novos atletas, a equipa de BTT FerreiraActiva.org encontra-se a disputar a Taça Regional do Algarve XCM( Cross Country Maratona) e o Open do Algarve XCO (Cross Country Olímpico), nos escalões Sub-23 e Veteranos A. Tendo investido em novos equipamentos com o apoio de empresas do concelho, da Freguesia e do Município, para além da disputa dos Regionais do Algarve, são também objectivos da equipa participar em provas nacionais, limitando-se aquelas que se disputam no Sul de Portugal. Durante todo o ano e em representação do Concelho irá também participar em passeios de BTT, estando sempre aberta á entrada de novos atletas que pretendam evoluir na modalidade.

Safari Fotográfico 23-02-2009

Foi um belo dia passado com a Natureza, em que foi possivél visitar biótopos muito interessantes, com destaque para os montados mistos e as galerias ripicolas. Muitas pegadas foram observadas, muitas aves fotografadas, paisagens e muitas plantas admiradas. De facto foi uma aposta ganha a visita á Herdade de Porto de Mouro, só faltando mesmo a observação de um Lince-ibérico para completar o dia. A exposição de fotografia será no Posto de Turismo dia 28 de Julho e a entrega dos prémios dia 5 Dezembro no 6º Jantar de Aniversário da Associação.

 

Assembleia-geral ordinária 23-01-2009

Foi aprovado em Assembleia-geral o Orçamento e o Plano de Actividades para 2009. Anteriormente foi também discutido e aprovado o Relatório de Contas 2008. A destacar a alteração de algumas datas, nomeadamente o Acampamento Aventura, a Descida do Mira e o Odivelas Canoeing Tour 3. Espera-se assim novos desafios com a entrada em competição de mais equipa, desta feita, de Ciclismo na modalidade de BTT que irá disputar o Campeonato Regional do Algarve de XCM e XCO. Também de realçar a introdução de mais um evento, como é o caso de um torneio particular de Kayak-polo a realizar em Outubro. Portanto mais um ano recheado de actividades calendarizadas entre outras que se realizam pontualmente.

EQUIPA BTT FERREIRA ACTIVA.ORG

3º Lugar categoria Júnior

Tendo disputado a Taça Regional de BTT da Associação de Ciclismo de Setúbal no ano de 2008, a equipa FerreiraActiva.org alcançou o 3º lugar da categoria Júnior através do atleta André Machado. Apesar de ser o primeiro de competição, este resultado vem premiar uma época conturbada e fortalecer o trabalho que vinha sendo desenvolvido pela equipa através dos Director-técnico Filipe Estriga e Victor Caço.

Para a próxima época, e com equipamento novo, a equipa prepara-se tSub-23, mas também de Veteranos com a entrada de mais 3 atletas para as suas fileiras.

Será portanto um ano para continuar a ganhar experiência apostando nas qualidades desportivas já demonstradas, quer pelo atleta Júnior quer pelos Veteranos.

Os resultados podem ser consultados aqui:

http://www.acsetubal.pt/campeonatos/btt.pdf

Paintball 08-07-2008

Realizou-se no Campo de Jogos D. Diogo Passanha a 4ª Edição do Torneio de Paintball dos Jogos Desportivos. Este ano com 12 equipas em disputa distribuídas por 3 grupos, foram apuradas os 3 primeiros lugares e o melhor segundo de todos os grupos.

No final sairam vencedores os SNIPERS , equipa local das Olhas, num grupo onde todos os jogos foram muito bem disputados até ao ultimo jogo.

Os melhores em campo venceram, mas houve outras equipas que se revelaram e que prometem nova disputa na edição de 2009.

Kayak-polo 26-06-2008

Ferreira Activa termina o Campeonato Nacional de Kayak-polo em 10º lugar, após falhar participação na última fase. Por motivos de transporte, não foi possível a nossa equipa se deslocar até Arcos de Valdevez, nos dias 5 e 6 de Julho, terminando assim o campeonato numa posição que não corresponde ao seu valor, mas que mesmo assim não deixa de ser importante entre 16 equipas que disputaram este ano o campeonato.

Segue-se agora torneios privados até ao ínicio da próxima época que será em Fevereiro.

Para o ano existe a perspectiva de participar em torneios internacionais, mais concretamente no Sul de Espanha.

Kayak-polo 20-05-2008

Ferreira Activa atinge 1ª Divisão após 3ª Fase realizada em Ferreira do Alentejo.

Foi com o apoio do seu público que a equipa da Ferreira Activa conquistou o primeiro lugar do Grupo C e assim sobe á primeira divisão na próxima fase, a realizar em Fronteira. Apesar das dificuldades acrescidas, esta promoção terá como objectivo para equipa ganhar experiência a jogar com as melhores equipas nacionais.

Safari Fotográfico 10-04-2008

Finalmente foi possível realizar a 4ª edição do Safari Fotográfico. O dia estava excelente e a companhia também, o que permitiu excelentes observações da Natureza.

Este ano as vedetas foram os Flamingos e os Colhereiros. Um dos locais visitados foi a Lagoa da Casa Branca, que nesta época do ano e num ano normal, deveria ter água. Mas assim não foi, acabando por confirmar que o ano hidrológico foi fraco em termos de pluviosidade.

Saliento que a exposição de fotografia terá lugar dia 28 de Julho no Posto de Turismo como vem sendo habitual. Trata-se do Dia Mundial da Conservação da Natureza, em que se aproveitará para mostrar o património natural de Ferreira do Alentejo.

Para o ano há mais…

Kayak-polo 12-03-2008

Após a disputa da 1ª Fase do Campeonato Nacional de KP, a Ferreira Activa obteve o 2º lugar da 2ª Divisão, acabando por não conseguir o acesso á 1ª Divisão após derrota com o Paço de Arcos por 1-0 no play-off.

A próxima prova será a 12 e 13 de Abril em Setúbal onde a Ferreira Activa irá tentar subir de Divisão novamente. De salientar que a 3ª fase deste campeonato terá lugar em Ferreira dias 17 e 18 de Maio.

Ténis 12-03-2008

Mais uma vez a Ferreira Activa- Academia de Ténis está em destaque. Orientados pela professora Ana Rita Nascimento os seus atletas do escalão sub-10 alcançaram em Belas em Dezembro de 2007 mais um 1º lugar pela mão de João Durão e uma estreia em grande de Tiago Rocha que se classificou em 5º lugar.

Em Fevereiro no mesmo local um 2º e 4º lugar sorriram mais uma vez a João Durão e a Marco Besugo respectivamente. Márcio Serro conseguiu atingir os quartos de final. No passado mês de Março requisitados para mais uma prova referente ao plano nacional de detecção de talentos da Federação Portuguesa de Ténis em Montemor-o-Novo dois 2ºs lugares foram alcançados nomeadamente por Tiago Rocha nos sub-8 e João Durão em jogo de singulares e de pares no escalão sub-10.

De destacar o empenho de todos os atletas ferreirenses e a estreia de Sara Raposo nos sub-8 que mostrou no seu 1º torneio regional bastante competitividade.

Assembleia-geral

Dia 26 de Janeiro teve lugar uma Assembleia-geral ordinária e outra extra-ordinária. Na primeira foi aprovado o relatório de contas 2007 e foi eleita a única lista candidata. Os seus membros podem ser conhecidos no menu superior Órgãos Sociais. Quanto á extra-ordinária, a ordem de trabalhos levou a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação e á aprovação do plano de actividades para 2008. Este documento está disponível no menu Documentos.

Foi uma Assembleia muito participada onde saiu reforçado o caminho escolhido ao longo destes 4 anos de existência.

4º Aniversário

Dia 8 de Dezembro teve lugar a comemoração do 4º aniversário da criação da Ferreira Activa - Movimento Associativo de Ferreira do Alentejo. O local escolhido foi o Salão de Festas onde se realizou uma gala. Foram distinguidos elementos de referência para a Associação e para a comunidade ferreirense. A festa continuou pela noite dentro repleta de animação e convívio entre amigos e associados.

Passeio de Btt

Face á pouca actividade da nossa secção de Btt, não estão reunidas as condições indicadas para a realização do Passeio de Btt a 14 de Outubro. Assim o mesmo irá ser anulado.

De futuro a Associação irá implementar actividades que envolvam Orientação e Btt, ficando para o próximo ano a participação em provas de Ori-btt e mais tarde a organização de uma etapa no nosso concelho.

Guadiana Canoing Tour

Apesar de todas as previsões meteorológicas contra-indicarem a sua realização, a descida realizou-se e com um excelente andamento. Foram 18km feitos em 3h30m onde a maior dificuldade foi o forte vento na maior parte do percurso. A chuva esteve praticamente ausente,, não tendo sido necessário usar os impermeáveis. A camaradagem também se fez sentir, quer durante a descida ou durante os momentos de saudável convívio no Pomarão. Após arrumar todo o material esperava-nos um excelente cozido de grão, que acabou por ser a surpresa do dia assim como a bebida servida.

Foi um excelente passeio de canoagem que promete nova edição para breve.

Kayak-Polo

Após o término do campeonato nacional de Kayak-polo, a Ferreira Activa obteve o 11º de lugar geral nacional, entre 21 equipas, e o 3º lugar da 2ª Divisão ao longo das 5 fases(torneios) que constituem a competição. De destacar a conquista do 1º lugar da 2ª Divisão obtido na 4ª fase realizada em Fronteira, que premiou o trabalho da equipa realizado até então. A realçar também a atribuição do nosso melhor marcador, com o ranking de 17º lugar individual.

Ténis de Campo

Filliados desde Janeiro na Federação Portuguesa de Ténis, a Academia ferreirense participou em torneios Sub-12, Sub-10 e Sub-8, tendo os seus atletas obtido excelentes classificações para o primeiro ano de competição. Para os próximos meses de competição estão agendados mais desafios para os jovens tenistas, onde se destaca a Liga Sub-10 e Sub-12, bem como a prova nacional de Detecção de Talentos no Jamor, onde o João Durão irá defender o titulo conquistado na Zona Sul do programa nacional.